Rodrigo Lago emprega o sócio na Transparência e Controle do governo Dino
Política

Rodrigo Lago emprega o sócio na Transparência e Controle do governo Dino

Marcos Caminha mantém sociedade com o secretário no escritório Lago e Caminha Advogados. O outro sócio de Rodrigo Lago, Valdênio Caminha, também foi empregado no governo estadual

Perfil de Rodrigo Lago em uma rede social comprova que ele é sócio da Lago e Caminha Advogados
Reprodução Conflito de interesses Perfil de Rodrigo Lago em uma rede social comprova que ele é sócio da Lago e Caminha Advogados

O secretário de Transparência e Controle do Maranhão, Rodrigo Pires Ferreira Lago, empregou em sua Pasta, para um cargo comissionado (sem concurso público), um de seus sócios em um escritório de advocacia localizado em São Luís, o Lago e Caminha Advogados.

Sócio-administrador no escritório, Marcos Antônio Canário Caminha foi presenteado por Rodrigo com o cargo de Chefe da Assessoria Especial, de simbologia DGA, de faixa salarial cujo piso atualmente é de cerca de R$ 3.500.

A nomeação foi publicada no Diário Oficial (DO) do Estado do Maranhão desde o último dia 19, mas com efeitos retroativos ao dia 2 do mesmo mês.

Criada no início de dezembro de 2012, logo após a vitória do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), a Lago e Caminha Advogados tem ainda como sócio o pai de Marcos Caminha, o procurador do Estado Valdênio Nogueira Caminha, que também ganhou um cargo comissionado no governo estadual.

Valdênio foi indicado por Rodrigo Lago e nomeado pelo governador Flávio Dino (PCdoB), na última quinta-feira (22), como Diretor do Convento das Mercês, prédio que abriga a Fundação da Memória Republicana Brasileira, antiga Fundação José Sarney.

Em perfil na rede social Linked In, Marcos Caminha se identifica como sócio-administrador na Lago e Caminha, mesmo escritório de Rodrigo Lago
Linked In Sócio do secretário Em perfil na rede social Linked In, Marcos Caminha se identifica como sócio-administrador na Lago e Caminha, mesmo escritório de Rodrigo Lago

De acordo com declarações do próprio Lago, a função de seu sócio na FMRB é atuar como um "síndico" ou "prefeito".

No sábado (24), o Atual7 tentou conversar com Rodrigo Lago sobre a nomeação de um de seus sócios para a Transparência e Controle, e o outro para o Convento das Mercês, mas o secretário demonstrou irritação e não quis responder a nenhuma das perguntas feitas pela reportagem.

Navalha

Na mesma data em que nomeou o sócio de seu secretário como Chefe de Assessoria Especial da Transparência e Controle, Dino nomeou ainda a delegada de Polícia Civil, Ana Karla Silvestre Fernandes, atual esposa do deputado federal e secretário indicado de Minas, José Reinaldo Tavares (PSB), para o cargo de corregedora-Geral do Estado, símbolo isolado, remuneração das mais altas pagas pelo governo, equivalente à de um secretário-adjunto.

Trecho da nomeação de Marcos Caminha publicada no Diário Oficial
DO Controle da verba pública Trecho da nomeação de Marcos Caminha publicada no Diário Oficial



Comentários 1

  1. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem