Maranhão é destaque negativo nacional por nomeação de parentes no governo Dino
Política

Maranhão é destaque negativo nacional por nomeação de parentes no governo Dino

Namorada e até sócio de auxiliares têm cargos; governo diz que aptidões, e não apadrinhamento político, levaram a escolhas

A farra de distribuição de cargos públicos à familiares de aliados no governo Flávio Dino ganhou destaque negativo nacional, nesta sexta-feira (30). As nomeações, reveladas pelo Atual7 desde o início do atual governo, foram publicadas pelo jornal Folha de S. Paulo, com destaque na página principal de seu site.

Nomeação de parentes de aliados feitas por Flávio Dino ganham destaque negativo
Folha de S. Paulo A grande família Nomeação de parentes de aliados feitas por Flávio Dino ganham destaque negativo

Embora a prática não configure nepotismo, a nomeação de parentes, namorada e até sócio de secretários de estado são imorais, e vem rendendo críticas da população maranhense a Dino, que condenava o ciclo de privilégios e esquemas na administração pública mantidos pelo governo da peemedebista Roseana Sarney, filha do principal adversário do comunista, o senador José Sarney (PMDB-AP).

As boquinhas dadas a Joslene e a Joslea Rodrigues, namorada e a cunhada, respectivamente, do secretário de Articulação Política, Márcio Jerry, ganharam destaque. De acordo com a Folha, a companheira de Jerry havia ganhado também uma sinecura na Câmara Federal, quando Dino exercia o mandato de deputado.

As nomeações de Ana Karla Silvestre Fernandes, mulher do ex-governador e futuro secretário de Minas e Energia, José Reinaldo Tavares (PSB), para o super cargo de corregedora-geral do Estado; e de Marcos Caminha, sócio do secretário de Transparência e Controle, Rodrigo Lago, também foram lembradas.

A reportagem da Folha revelou duas nomeações até então desconhecidas no Maranhão.

Na Secretaria de Representação Institucional do Maranhão no Distrito Federal, comandada pelo ex-petista Domingos Dutra, a adjunta carrega um sobrenome conhecido: Liz Ângela Gonçalves de Melo é irmã do presidente do instituto de terras do Estado.

Outro parente nomeado, o advogado César Pires Filho, assessor jurídico do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão, tem sangue oposicionista. Seu pai, o deputado estadual César Pires (DEM), foi líder do governo Roseana na Assembleia.

De acordo com a Folha, apesar do governo defenda as privilegiadas nomeações, Dutra admite "incômodo político".

- Do ponto de vista jurídico, é evidente que não caracteriza nepotismo. Sob o ponto de vista político, não deixa de ser um certo incômodo, porque afinal de contas a gente vinha se debatendo com o grupo Sarney - afirma o secretário de Representação Institucional no DF.

República em chamas

Em nota distribuída à imprensa quando do suposto nepotismo cruzado, o governo do Maranhão disse seguir "rigorosamente" a súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal que trata de nepotismo – para o STF, não podem ser nomeados parentes de autoridades ou gestores em um mesmo órgão.

O governo Flávio Dino afirmou ainda que Joslene Rodrigues, Joslea Rodrigues e Ana Karla Fernandes são funcionárias públicas de carreira e que, assim como César Pires Filho e Liz Ângela Gonçalves de Melo, foram nomeadas por suas aptidões e não por apadrinhamento político.

Sobre o secretário Rodrigo Lago e Marcos Canário Caminha, alegou que a dupla encerrou a empresa que tinham para entrar na administração pública.

Governador do Maranhão vem nomeando parentes de aliados para cargos de alta importância na administração pública estadual
Folha de S. Paulo Família Dinossauro Governador do Maranhão vem nomeando parentes de aliados para cargos de alta importância na administração pública estadual



Comentários 2

  1. josilene sereno soares

    Esqueceram de dizer que Diretora do Hospital Sorrao em Presidente Dutra MA nao è nada mais que uma nutricionista que vai mandar nos medicos e funcionarios de carreira do meio hospitalar. Atual novinha esposa do Prefeito de TuTum ,(Dr Tema) sem carreira no meio administrativo apenas o carrgo de atual esposa de prefeito.$$. Pois ela è princesinha do dr novinha em???

  2. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem