Cunhada de Márcio Jerry é emplacada como adjunta da Secretaria de Esportes
Política

Cunhada de Márcio Jerry é emplacada como adjunta da Secretaria de Esportes

Joslea Rodrigues é irmã de Lene Rodrigues, namorada do secretário de Articulação Política do governo Flávio Dino

Depois de empregar a namorada, Lene Rodrigues, como Chefe de Gabinete do governador Flávio Dino (PCdoB), o secretário de Articulação Política e Assuntos Federativos, Márcio Jerry, teve agora a sua cunhada, Joslea Rodrigues, emplacada como subsecretaria de Esportes, comandada pelo petista Márcio Jardim.

Jardim alega que emprego a Joslene Rodrigues é por sua capacidade técnica: "Ela é muita conhecida e respeitada em Brasília", jura.
Divulgação Muita respeitada Jardim alega que emprego a Joslene Rodrigues é por sua capacidade técnica: "Ela é muita conhecida e respeitada em Brasília", jura.

Não é a primeira vez que Joslea é presenteada com sinecuras na administração pública pelo parentesco com Jerry, que comanda ainda o Partido Comunista do Brasil no Maranhão.

Antes de ser empregada no governo Dino, no início de 2013 ela ocupou o cargo de superintendente de Esportes da Secretário Municipal de Desportos (Semdel) da prefeitura de São Luís, comandada pelo petecista Edivaldo Holanda Júnior, aliado do governadora do Maranhão. Na época, Márcio Jerry respondia pela Comunicação municipal, de onde a ascendeu meses depois ao cargo de coordenadora de Jogos e Eventos da Secretaria Nacional de Esporte, Lazer, Educação e Inclusão Social (Snelis), do governo federal, na pasta comandada pelo então ministro de Esportes, Aldo Rebelo, do PCdoB.

Joslea estava de férias do Ministério de Esportes, onde ainda é comissionada, quando recebeu o convite para trabalhar no governo do Maranhão. Politicamente, porém, ela já responde como subsecretária da Sedel, como ocorreu em uma reunião com o atual ministério de Esportes, George Hilton, o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, e o seu futuro chefe, Márcio Jardim, na última quinta-feira (15), em Brasília.

Ao Atual7, Marcio Jardim informou que a escolha de Joslea Rodrigues não teve qualquer indicação por parte de Márcio Jerry, e que sua escolha teria sido unicamente por capacidade técnica.

Jardim defendeu-se ainda de qualquer prática de nepotismo cruzado. Segundo ele, o emprego dado à cunhada de Jerry está revestido de legalidade e não fere a Súmula Vinculante número 13, do Supremo Tribunal Federal (STF), que veda o nepotismo. A súmula proíbe a nomeação de parentes para cargos de direção, chefia ou assessoramento, em exercício de comissão ou de confiança na administração pública direta e indireta.

- Primeiro que Márcio Jerry não é casado, ele namora com a Lene. Eles namoram apenas. E a segunda coisa que ela nem parente é. Cunhada nem é parente - declarou.

Imoral, mas dentro da lei

No meio da semana, o governo Flávio Dino envolveu-se em um caso semelhante ao da cunhada de Márcio Jerry.

A esposa do advogado Antônio de Jesus Leitão Nunes, diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Maranhão, Danielle Câmara Fernandes Nunes, foi presenteada com o poderoso cargo de diretora de administração e finanças da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), responsável por administrar o Porto do Itaqui, com orçamento estimado em mais R$ 128 milhões para o exercício financeiro de 2015.

Em resposta às cobranças feitas pela população, após a imprensa não amilhada denunciar a suposta prática de nepotismo cruzado envolvendo as gestões do Detran-MA e da Emap, o governo do estado também apelou para brechas na súmula vinculante do STF que trata do nepotismo, alegando que o cargo de Antônio Nunes é considerado um cargo político, e que por isso a ele não se aplicaria a súmula.



Comentários 3

  1. Pingback: Atual7

  2. Pingback: Atual7

  3. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem