Inteligência sabia que Bonde dos 40 atacaria os ônibus
Maranhão

Inteligência sabia que Bonde dos 40 atacaria os ônibus

Carta de integrante da facção detalha plano dos ataques. Criminosos pretendiam ainda dar toque de recolher em shoppings e lojas

O Atual7 teve acesso, com exclusividade, a uma carta de um detento do Complexo Penitenciário de Pedrinhas que detalha o plano exato dos ataques aos ônibus promovidos pela facção criminosa Bonde dos 40, nessa quinta-feira 19 e sexta-feira 20, além de novas tentativas neste sábado 21. O documento está sendo compartilhado em grupos de WhatsApp de agentes penitenciários desde o início da semana, o que aponta para o fato de que a Inteligência das forças de segurança pública do Maranhão sabia do plano e poderia ter evitado os ataques da facção.

O documento é uma especie de passo a passo de como deveriam ser os ataques, em represália aos supostos maus-tratos que os detentos estariam sofrendo. A carta é assinada por um membro do Bonde dos 40 identificado como 'Mano Silas', e detalha sobre um total de três planos a serem executados do lado de fora de Pedrinhas.

Um desses planos diz respeito aos incêndios aos ônibus, já executado, e outro a um toque de recolher que seria dado em shoppings, lojas e outros estabelecimentos comerciais, que não chegou a acontecer. De acordo com o documento, esse segundo plano tinha como mote paralisar a cidade e atingir o Estado, como forma de obrigar o governo estadual a atender as reivindicações dos presos no que diz respeito a melhorias do sistema prisional. O terceiro plano, diz o documento, seria a divulgação nos meios de comunicação de uma especie de 'relatório prisional' de Pedrinhas na visão dos próprios presidiários.

Incêndios e toque de recolher

Ônibus incendiado por membros da facção criminosa na quinta-feira 19
Reprodução Noite de terror Ônibus incendiado por membros da facção criminosa na quinta-feira 19

Sobre os incêndios aos ônibus, o autor da carta alerta que - como realmente aconteceu em todos os ataques - somente os ônibus em paradas de ponto final da linha deveriam ser incendiados, como forma de não comprometer a vida dos usuários de transporte coletivo. "Queimaremos um único ônibus só em ponto estratégico, mas precisamente em um ponto final (...), para não acontecer de botar a vida de nenhum morador em risco", alerta.

Em relação ao toque de recolher em shoppings e lojas, é explicado que seriam divulgadas mensagens aos proprietários dos estabelecimentos comercial, ordenando que estes só funcionassem em dias determinados pela facção. "Já os donos de lojas e sócios de shoppings, divulgaremos também as mensagens para que ninguém abra nada durante os dias em que decretarmos", explica.

'Mano Silas' pede ainda aos membros do Bonde dos 40 que se disponibilizem a montar equipes para tarefa específica de incendiar os ônibus. Os integrantes do Bonde que estão em Pedrinhas deveriam ser avisados assim que essas equipes já estivessem montadas. "Esperamos o mais urgente essa resposta de vocês", diz.

O documento, contudo, não detalha o dia exato em que os ataques seriam iniciados, mas pede para os membros da facção que se encontra de fora de Pedrinhas estejam em sintonia com os de dentro.

O Atual7 entrou em contato com a Secretaria de Estado da Comunicação e Articulação Política (Secap), para saber o motivo da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Maranhão não ter preparado as forças policiais para evitar os ataques criminosos mesmo tendo conhecimento antecipado do que aconteceria. Até a publicação desta matéria, porém, não houve resposta.

Confira abaixo a íntegra da carta:

pag-01-carta-bonde-dos-40 pag-02-carta-bonde-dos-40 pag-03-carta-bonde-dos-40 pag-04-carta-bonde-dos-40 pag-05-carta-bonde-dos-40 pag-06-carta-bonde-dos-40 pag-07-carta-bonde-dos-40



Comentários 6

  1. Antonio

    Sempre a culpa cai sobre o Estado. O que não deveria acontecer era a entrada de celulares em pedrinhas. E muito confortável fazer essa perguntar e culpar a segurança pública.

    1. Antonio

      Com relação a entrada de celulares em pedrinha, é lógico que a culpa é do Estado.

  2. Pingback: Atual7

  3. Pingback: Atual7

  4. Oliveira

    São Luís: terra de muro baixo.

    Isso não vai parar. Enquanto não tiver uma resposta eficiente do Estado contra esses bandidos, eles vão continuar mandando de dentro de Pedrinhas.

    Tá na hora de juntar todas as Forças Policiais (Federal, Civil e Militar) e Forças Armadas para cercarem toda a ilha e invadirem todos os pontos existentes e dominados por estas facções.

    Guerra contra as facções.

Comente esta reportagem