Chapadinha: Crianças em escola de taipa e sem merenda escolar
Maranhão

Chapadinha: Crianças em escola de taipa e sem merenda escolar

Unidade fica no povoado Caldeirão. Município é administrado pela prefeita Ducilene Belezinha

No município de Chapadinha, administrado pela prefeita Maria Ducilene Pontes Cordeiro, a Belezinha (PRB), alunos da rede pública municipal de ensino são obrigados a estudar em um local sem água potável, sem banheiro, sem carteiras, sem merenda escolar e até sem sala de aula.

O descaso foi denunciado pela TV Cidade, filiada a Rede Record, e foi ao ar na semana passada. Como as atenções estavam todas voltadas ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) na Câmara, o assunto acabou passando despercebido.

Localizada no povoado Caldeirão, a cerca de 30 quilômetros da sede do município, a unidade de ensino nem de longe lembra uma escola. Além das carteiras quebradas, no telhado de palha e do banheiro improvisado, há risco das crianças contraírem dengue, zika vírus ou febre chikungunya, já que o local, por ser construído a pau a pique, é infestado de mosquitos. Para proteger os alunos, uma professora chegou a improvisar uma especie de incenso com uma lata velha e cascas de coco babaçu.

Ao ser questionado pelo repórter se gosta de estudar na unidade, uma aluna identificada como Ivonete Moreira Monteles é taxativa: "Não!", e justifica: "Porque aqui é ruim". Em outro trecho, outro aluno, identificado como Jonas Moreira, denuncia a falta de merenda escolar: "Fico triste!", e explica: "A gente a passa fome".

Assista abaixo a reportagem na íntegra:



Comente esta reportagem