Engarrafamentos e horários de pico devem dificultar funcionamento do Bilhete Único
Maranhão

Engarrafamentos e horários de pico devem dificultar funcionamento do Bilhete Único

Confusão fez a própria Prefeitura de São Luís se confundir em vídeo institucional. Atriz diz que usou benefício de sentido oposto mesmo tendo estourado intervalo de 45 minutos

Usuários de coletivos na capital do Maranhão devem enfrentar dificuldades para utilizar o sistema de Bilhete Único, promessa de campanha do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) que deve ser finalmente implementada nesta segunda-feira 14, em beneficio apenas aos moradores e trabalhadores da área urbana de São Luís.

Dividido em intervalos do primeiro embargue em 1 hora e 30 minutos (Linha Troncal), quando a viagem segue no mesmo sentido original da pista; e 45 minutos (Linha Alimentadora), quando em oposto, o BU pouco será utilizado pelos quase 760 mil usuários de ônibus em São Luís, já que a Prefeitura de São Luís não conseguiu resolver ainda o problema histórico dos engarrafamentos, que pioram mais ainda durante os horários de pico, quando a população mais precisa dos coletivos.

O passageiro que, por exemplo, pegar um ônibus na Vila Nova, tendo como destino o Porto do Itaqui, pelo Bilhete Único, pode agora descer na Avenida dos Portugueses e atravessar a via para pegar no sentido oposto o ônibus para esse trajeto. Ocorre, porém, que, como o Bilhete Único operará somente com os coletivos que fazem parte do Sistema de Terminal de Integração, o passageiro dificilmente deixará de pagar uma nova passagem, já que o intervalo de apenas 45 minutos para esperar esse novo ônibus na maioria das vezes deve ser estourado, tanto pela frota para o Porto do Itaqui ser baixa, como pela demora do ônibus em sair do Terminal de Integração e chegar na Avenida dos Portugueses - demora que dobrará em horário de pico.

Outro exemplo de itinerário que o passageiro terá dificuldade para utilizar o Bilhete Único para fazer a modalidade de embarque pagando somente uma passagem é a rota Vila Nova/Jaracaty. Atualmente, o passageiro que vem da última parada do ônibus Vila Nova precisa ir ao Terminal da Praia Grande para pegar o Circular/Bandeira Tribuzi. Com o sistema Bilhete Único, ele poderá embarcar no Circular/Bandeira Tribuzi no Anel Viário, só que correndo o risco de pagar nova passagem, já que essa rota, segundo a própria Prefeitura de São Luís divulgou, é de intervalo de apenas 45 minutos após o embarque no Vila Nova.

Para que se tenha uma ideia da confusão entre os intervalos de 1 hora e meia (mesmo sentido) e de 45 minutos (sentido oposto) - que começam a contar no momento em que o usuário passa a roleta do primeiro ônibus, frisa-se - , um vídeo institucional mostra que a própria Prefeitura de São Luís acabou se confundido, ao mostrar uma atriz simulando o uso do Bilhete Único. A partir dos 23 segundos, a atriz faz um trajeto em sentido posto, mas mesmo falando que demorou 1 hora para chegar ao seu destino, ela afirma que usou o Bilhete Único de 45 minutos, o que na prática não pode ser verdade, já que o intervalo estourou em 15 minutos, obrigando o pagamento de nova passagem. A falha no sistema - que prejudicará somente o bolso do usuário, pode ser observada entre os 33 segundos e 48 segundos. O Atual7 já acionou o titular da Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Duarte Júnior, e da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcanti, por meio do Ministério Público do Maranhão, e aguarda posicionamento sobre o caso.

#BilheteÚnico

Abaixo, exemplo de como funciona o sistema do Bilhete Único: nossa repórter está no bairro Vila Esperança e segue em direção ao Coroadinho. Antes do Bilhete Único era necessário ir até o terminal do São Cristóvão para seguir viagem, agora, com o novo sistema, a integração pode ser realizada em qualquer ponto de ônibus da cidade. Confira:

Posted by Prefeitura de São Luís on Sexta, 11 de dezembro de 2015



Comentários 6

  1. Simone

    Interpretação de texto passou foi longe! Essa ânsia de falar mal do bilhete único a todo custo, tá tirando sua capacidade de ser coerente. Melhore!

  2. Vanessa

    O ludovicense sempre tem muita dificuldade quando algo novo é implantado na cidade, acho que esse atraso de mentalidade não nos permite evoluir como uma capital moderna, infelizmente.

  3. Samuel

    Usei hoje e não tive problemas. Tomara que se ouver alguma falha possam arrumar. Até pq a proposta é boa.

  4. rafael

    Na tentativa desenfreada de falar mal da prefeitura esse blogueiro acaba falando besteira. Qual a dificuldade para entender que no mesmo sentido se tem 01:30h para pegar o ônibus e em sentido contrário se tem 45 minutos? E qual o momento que houve confusão?
    O tempo é simplesmente para pegar outro ônibus, e lá se falou em tempo total de viagem.
    Pare de escrever baboseira e faça jornalistmo de verdade.

Comente esta reportagem