Maranhão

Bebês e idosa morrem em Macrorregional de Coroatá após pane no sistema de oxigênio

Unidade ficou sem energia elétrica por até três horas. Equipe do hospital não teve a capacidade de resolver o problema antes de os pacientes perderem a vida

Fachada do Hospital Macrorregional de Coroatá
SES Matadouro Fachada do Hospital Macrorregional de Coroatá

A morte de dois bebês e uma idosa que estavam sob a guarda e responsabilidade do Estado na UTI do Hospital Macrorregional de Coroatá, ocorrida entre as 6h e 6h20min do sábado passado (18), pode ter sido causada por falta de oxigênio.

A denúncia foi feita em uma rede social pelo ex-secretário de Saúde, Ricardo Murad. A Secretaria de Estado de Saúde, comandada pelo médico Marcos Pacheco e a odontóloga Rosângela Curado, mantinha o caso em segredo.

Relatos de funcionários e familiares dos pacientes falecidos dão conta de que uma queda de energia às 4h da madrugada interrompeu o fornecimento de oxigênio e a equipe do hospital não teve a capacidade de resolver o problema antes das crianças e da mulher perderem a vida. Apesar do caso exigir procedimentos emergenciais, somente às 7h o sistema de oxigênio teria voltado a funcionar normalmente, provocando a matança.

A demora teria sido em razão da falta de técnicos, responsáveis por reativar a usina de oxigênio e pelo enchimento de cilindros de reserva de oxigênio usados para atender pacientes que respiram por meio de aparelhos, até que o fornecimento normal seja restabelecido.

Além de não estarem no Macrorregional no momento da queda de energia, eles não atenderam ao chamado.



Comentários 3

  1. Antonio Martins

    O problema é que esses hospitais usam um equipamento que produz oxigênio na hora com compressores e filtros e não usa os Cilindros de armazenagem da White Martins e Linde Gases que não precisam de eletricidade para o funcionamento. Agora o que acontece quando a energia acaba? O oxigênio vai acabar pois os compressores estão parados por falta de energia.

  2. Felipe

    O problema nao é o fato de ter usina de oxigenio. Eles simplesmente nao estao respeitando a norma nbr12188. A norma exige que tenha backup de no minimo 36 horas em cilindro ou tanque criogenico. Eles estao trabalhando sem backup. Se nao tiver backup esse desastre vai acontecer novamente.

  3. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem